
Compartilhamento do espaço em disco:
A segurança dos dados é fundamental A partir do Windows NT/2000 um novo recurso está disponível : compartilhar recursos (pastas, arquivos) localmente ou na rede com maior segurança. É o controle de acesso, que permite selecionar quais usuários terão permissão para acessar o objeto compartilhado. O controle de acesso é feito através de permissões : NTFS e de compartilhamento.As permissões NTFS são válidas tanto localmente (no próprio PC) quanto para a rede : quando um usuário fizer logon, seja no mesmo PC ou em outro qualquer, ele só poderá acessar o recurso compartilhado se tiver permissões adequadas ...As permissões de compartilhamento só têm efeito ao acessar recursos compartilhados na rede, mas não no próprio PC.
Compartilhamento de impressoras: RedeDentre as maiores vantagens que obtemos ao termos uma rede instalada em nosso local de trabalho esta a possibilidade do compartilhamento de arquivos e impressoras. Por meio deste artifício, uma mesma impressora pode ser utilizada por diversos usuários, barateando as despesas na aquisição e manutenção destes equipamentos, cujo valor, normalmente, é bastante significativo. O compartilhamento de ambos, arquivos e impressoras, é extremamente semelhante. Em nosso caso especifico iremos detalhar passo a passo como compartilhar impressoras.Antes de mais nada temos que levar em consideração dois fatores imprescindíveis :1 – Temos que possuir uma rede instalada e funcionando em nosso Microcomputador;2 – A impressora a qual desejamos compartilhar deve estar instalada e funcionando conectada ao nosso computador.
Compartilhamento de drives: Permitir que outros computadores da rede tenha acesso a drives, pastas e impressoras de um PC servidor. Para que isto seja possível é preciso que, antes de mais nada, esteja instalado o serviço de Compartilhamento de Impressão e Arquivos.
Por exemplo: Não há necessidade de um laboratório escolar trabalhar com 30 máquinas, e cada uma com seus drives de cd-rom, podendo assim, facilitar o aluno de levar jogos e outras coisas para o local de estudos. Poderíamos instalar somente um cd-rom no computador do administrador e a partir daí, caso fosse necessário, liberar o acesso do drive para um específico aluno.
Compartilhamento de aplicativos: Não há necessidade de termos aplicativos instalados em várias máquinas. Podemos instalar o software somente em uma máquina, e todos aqueles usuários que estiverem conectados o utilizariam através dessa máquina servidora de aplicativos. Outro exemplo poderia ser o acesso via TS (Terminal Services) do Windows, no qual uma estação pode ser conectada remotamente.
Compartilhamento do acesso a internet ou outras redes: Você tem dois micros em casa e decide montar uma rede para que as duas máquinas possam trocar informações. Como uma delas está plugada à internet por banda larga, nada melhor que compartilhar esse acesso. Para isso, você precisa ter duas placas de rede, uma para cada micro, e um cabo cross-over. Esses elementos permitem montar uma rede Ethernet na configuração mais simples e mais barata possível e também cria a base física para compartilhar a conexão. Além desses itens de hardware, também é necessário instalar um firewall. Esse programa cria uma barreira que mantém a sua rede isolada da rede externa. Em tempo, é preciso ter a mão o CD de instalação do Windows. Usamos placas 10/100, que podem ser compradas por algo em torno de R$ 25,00 (reais em 2002). O cabo cross-over pode ser adquirido em lojas de informática por +/- 15 reais. O programa de firewall é o Trend Pc-Cilin 2002, que também é antivírus. Nos dois micros o Windows 98 SE, que ainda é a versão mais utilizada, mas no Win Me (millenium) as configurações são as mesmas. Para o compartilhamento do acesso à internet, vamos usar o Winconnection, fácil de configurar e gratuito até 3 micros, com um detalhe importante - note na página de download da Winconnection, que há uma programa para cada micro, um próprio para o servidor (que tem o acesso à internet) e outro para os clientes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário