Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais, sejam elas desktop ou via web. Eles provocam mudanças organizacionais e administrativas trazendo desafios para administração, como Integração que é obter vantagens com sistemas que integrem diversos níveis e funções organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados. O outro desafio é ter visão ampla, pois na filosofia da administração os administradores são treinados para gerenciar uma linha de produto e não a organização inteira como é exigido pelos sistemas integrados e redes setoriais. Estes desafios exigem enormes investimentos.
Devido à existência de diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização são necessários diversos tipos de sistemas, pois nenhum sistema individual pode atender todas as necessidades de uma empresa. Destacam se 4 tipos principais de sistemas que atendem diversos níveis organizacionais: sistemas do nível operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima etc. Sistemas do nível de conhecimento envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos. Sistemas do Nível Gerencial atendem atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios e os sistemas de nível estratégico, que ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno a empresa. Além das características dos sistemas por níveis empresariais, eles também atendem diversas áreas funcionais, como vendas, marketing, fabricação, finanças, contabilidade e recursos humanos.
SIE
Sistema de Informação Estratégicos (SIE) Tipicamente é utilizado um sistema de informação estratégico para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Os SIE representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada por forma a ganhar vantagem competitiva e redefinir os objetivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais. Um sistema de informação estratégico foi definido como O sistema de informação que suporta ou altera a estratégia da empresa.
SIG
Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), é o estudo dos sistemas de informação nas empresas e na administração, dão suporte ao nível gerencial através de relatórios, processos correntes, histórico através de acessos on-line, orientados a eventos internos, apoiando o planejamento controle e decisão, dependem dos SPTs para aquisição de dados, resumindo e apresentando operações e dados básicos periodicamente.
SAD
Sistemas de Apoio a Decisão (SAD), atendem também o nível de gerencia ajudando a tomar decisões não usuais com rapidez e antecedência a fim de solucionar problemas não predefinidos, usam informações internas obtidas dos SPT e SIG e também externas como preços de produtos concorrentes etc, Têm maior poder analítico que os outros sistemas, construídos em diversos modelos para analisar e armazenar dados, tomar decisões diárias, por isso possuem uma interface de fácil acesso e atendimento ao usuário, são interativos, podendo-se alterar e incluir dados através de menus que facilitam a entrada deles e obtenção de informações processadas.
SIO
Sistemas de Informação Operacional(SIO) tratam das transações rotineiras da organização; Comumente encontrados em todas as empresas automatizadas
EIS
Enterprise Information System (EIS) pode ser definido como uma tecnologia de informação que tem como objectivo principal dar suporte à tomada de decisão, através do acesso fácil a informações internas e externas que são relevantes para os factores críticos de sucesso da organização.
Os EIS’s devem ser personalizados e desenvolvidos para cada utilizador, devem extrair, filtrar, comprimir e localizar dados críticos, fornecer acesso em tempo real, permitir a análise de tendências, a execução de relatórios de excepção, o acesso e a integração a uma vasta amplitude de dados externos e internos, ser amigáveis e sem necessidade de qualquer formação para utilização. A informação pode ser apresentada através de gráficos, tabulações e/ou informações textuais.
As maiores pressões externas para os executivos quanto ao desenvolvimento do EIS são:
-ambiente cada vez mais competitivo;
-ambiente externo muda rapidamente;
-necessidade de ser mais ágil no procedimento de negócio com o meio externo;
-necessidade de aceder às bases de dados externas;
-mudanças ocasionais nos regulamentos governamentais.
Quanto às maiores pressões internas, estas são:
-necessidade de informações adequadas;
-necessidade de melhorar a comunicação;
-necessidade de aceder aos dados operacionais;
-necessidade de ajustar rapidamente o status nas diferentes unidades de negócio;
-necessidade de incrementar a eficácia;
-necessidade de poder identificar tendências históricas;
-necessidade de incrementar a eficiência;
-necessidade de aceder às bases de dados corporativas;
-necessidade de informações mais correctas.
Engenharia de software
Engenharia de software é uma área do conhecimento da computação voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.
Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software.
Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema de informação Sistema Computacional, pois ambos se confundem.
